sexta-feira, 30 de maio de 2014

José Marton | Desenhos de Uma História 48
















Chegou a hora de conhecer a história de mais um personagem que dá forma aos desenhos da nossa história. Conheçam José Marton!

Nascido nos anos 60, década marcada por manifestações artísticas e culturais, e formado em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (SP), Marton considera-se uma pessoa multimídia e, desde a infância, quando criava seus próprios brinquedos e brincadeiras, transpõe barreiras e faz da arte a sua própria vida.

A partir de 1995, ano em que iniciou as atividades da marcenaria Marton+Marton, colocou seu trabalho com cenografia nas passarelas mais requisitadas do mundo fashion, além de se destacar na arquitetura de varejo. Em 2001 foi o criador de uma das maiores revoluções do mercado de design - o sistema de acrílico listrado – patenteado pelo artista.

Desde 2013 não tem mais sociedade na Indústria Marton+Marton, permanecendo somente com a Marton Estúdio, empresa que atua na economia criativa, em 4 segmentos: Soluções para Arte, Arquitetura, Cenografia e Design.

A relação de Marton com a Prima teve início na 2ª edição da Casa Brasil, onde foi lançado o projeto "Aproximando Conceitos", que tinha a proposta de unir designers, patrocinadores e expositores. A ideia era que os profissionais utilizassem materiais cedidos pelos patrocinadores do evento para desenvolver um produto para um determinado expositor. A Prima Design aceitou o convite e foi apresentada ao designer, iniciando uma relação que continua até hoje.

Depois do primeiro de nossos encontros, José conheceu as iniciativas da empresa e criou como projeto a divertida coleção Quebra Cabeça, com banquetas e mesas com tampos que aproximam pessoas, inspirando brincadeiras e passa-tempos.

A afinidade com o trabalho de Marton também resultou em investimentos que geraram um novo sistema de montagem de produtos e que reduziu os custos de fabricação.

Já em 2012, José foi convidado a propor uma nova versão da cadeira Fantasminha, criada por Eulália Anselmo. Com referências buscadas em diversas vertentes do design mundial, ele criou uma obra inspirada na Série 7, criada em 1955 pelo arquiteto Arne Jacobsen, reconstruiu a famosa cadeira em um mix de estilos com o modelo consagrado pela Prima Design

Em mais uma edição da Casa Brasil, dessa vez em 2013, Marton sugeriu um novo olhar para a Fantasminha Formiga. Com um banho de cobre e dourado, além de um assento feito de couro, fez surgir a Fantasminha Cool, que pode ser customizada de acordo com a vontade de cada cliente, trazendo, mais uma vez, toda a exclusividade de seu trabalho para criar um item único.

Com todas as características que fazem seu trabalho ser especial, José Marton criou obras tão populares que difundiram ainda mais a visão da Prima Design, de aproximar pessoas através de produtos repletos de design e inovação.

No show room da Prima Design, com o diretor Clóvis Luiz Busnello
Na residência do artista - em São Paulo

No estande da Prima Design - Movelsul 2012








Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin